À Conversa com...
PILAR PASTOR 

Pilar Pastor foi uma das vencedoras do Concurso Novos Criadores PFN. Sob o mote " Diving In ... Luxury " o seu coordenado foi inspirado na arquitetura artesanal, procurando a forma perfeita, equilibrada, harmoniosa e criativa. Como vencedora do primeiro lugar neste concurso, Pilar Pastor marcará presença pela primeira vez no espaço Bloom da 35ª edição do Portugal Fashion. 




Qual foi seu primeiro contacto com o mundo da moda?

Pilar Pastor:  Eu considero meu primeiro contato com o mundo da moda, à relativamente pouco tempo, pois considero-o a minha primeira participação num concurso/ desfile. Acho que este foi o verdadeiro primeiro contacto com a moda vista de dentro, com o 
backstage, a pressão, as manequins, a correrria ... foi a cerca de três anos no Moda Guimarães e revolucionou completamente o meu sentimento sobre o mundo da moda.

Quais os principais marcos no seu percurso até hoje ?

PP:  Sem dúvida que, a meu ver, os meus principais marcos foram ter ganho o primeiro lugar no Concurso Novos Criadores PFN, e consecutivamente a oportunidade de participar no Espaço Bloom do Portugal Fashion. Apesar de ter ganho outros prémios no meu percurso, nacionais e internacionais mais relacionados com a área das Artes e nao tao estritamente relacionados à Moda.

Esta presença no espaço Bloom do Portugal Fashion, deve-se ao primeiro lugar conseguido com a participação no Concurso Novos Criadores PFN. Qual a sensação de participar pela primeira vez num evento de moda como o Portugal Fashion ?

PP:  Participar num evento tao grandioso e serio como o Portugal Fashion é para mim um grande orgulho e mais do que isso grande motivaçao para continuar a trabalhar e lutar por aquilo que gosto mais que tudo. Esta participaçao trouxe-me uma sensação de felicidade misturada com pressão e vontade de que tudo corra pelo melhor.

Como caracteriza e descreve a coleção que irá apresentar no Portugal Fashion?

PP: "Antítese" - é o nome da colecção que irei apresentar no Portugal Fashion. É uma colecção baseada em opostos, apresentada a preto e branco, exprimental e criativa com uma vertente Pop art. Trabalho bastante pormenores de forma artesanal, fundindo em linhas simples pormenores diferentes e encontrando assim uma fusão entre o trabalho manual e a criação.

Onde encontra inspiração para as suas criações?

PP: A minha inspiraçao provém de tudo que existe em meu redor, do mundo portanto. Inspiro-me na arte em geral, pormenores de pintura, arquitetura, craftwork, streetwear ... Em questoes sociais até. O mais interessante é sem dúvida a forma como interpreto e mecanizo os pormenores que observo aplicando sempre o meu cunho pessoal.

Tem algum estilista ou jovem designer que lhe desperte interesse ou sirva de referência ?

PP: Sim, tenho como referências Comme des Garçon, Balenciaga, Alexander McQueen, Givenchi, entre outros. A nível nacional gosto bastante do trabalho da Susana Bettencourt.

O que é que a fascina e desilude no universo da moda?

PP:O que me fascina no mundo da moda é precisamente poder criar algo. O mundo da moda é dificíl e complicado, e como muitas outras áreas de trabalho esta cheio de prós e contras, mas o facto de poder criar algo de novo, poder transportar ideias minhas para a realidade e saber que alguem se irá identificar com elas, dá-me a maior satisfação de sempre, e forças para ultrapassar todos os obstaculos e batalhar como designer.

Um adjectivo para descrever a Pilar Pastor ?

PP: Criativa, sem dúvida. Sou uma pessoa que tenta sempre superar-se a si própria com novas ideias e novos conceitos. Não me realizo em fazer o óbvio, tenho sempre de ser mais e mais e mais criativa.

Por fim, quais são os seus planos para o futuro?

PP: Bem, para o futuro penso tirar o curso universitário em Design de Moda, e trabalhar na área,  por forma a conseguir consolidar conhecimentos, evoluir como designer e crescer nesta área até quem sabe um dia estar preparada a nível de conhecimentos para abrir um atelier ou marca próprias. De momento só tenho 21 anos e muita vontade de trabalhar! 



PILAR PASTOR
Pilar Maria Fernandez Pastor, estudou Ciências e Tecnologias, tendo posteriormente frequentado a Escola Profissional Cenatex, em Guimarães. Com competências nas áreas de Modelação, Confeção e Design de Moda, a criadora começou por participar no Desfile Moda Guimarães S/S 2013. Em 2014, Pilar Pastor arrecadou o primeiro prémio no Concurso Novos Criadores PFN.

CONTACTOS
telefone:  910 478 130










patrícia silvério
PATRÍCIA SILVÉRIO


iD Boot by
Patrícia Silvério


A designer Patrícia Silvério fala-nos sobre a sua marca de sapatos - iD boot by Patrícia Silvério e de que forma nasceu este projecto. A criação de uma linha de calçado para a mulher sofisticada, citadina e lutadora! 

"Espero que os meus sapatos vos façam sentir o mesmo que a mim. Mulher, cada dia da minha vida! ", Patrícia Silvério.


Como nasce o projecto iD boot by Patrícia Silvério?

Patrícia Silvério: A minha marca de sapatos iD boot by Patrícia Silvério surge através de um simpático convite da equipa da iD Values para visitar o seu atelier Bespoke shoes. Foi com surpresa e admiração que entrei num espaço vintage, assumidamente antigo, coberto de história e de património da arte de fazer sapatos manualmente em Portugal. Em cada pormenor e em cada detalhe, descobri segredos e o motivo pelo qual o Bespoke Shoes da iD é já considerado um sapato de luxo. A minha maior admiração e atenção foi para com o artesão que manualmente fazia os sapatos. Rapidamente percebi que estava perante um artista especial e diferente dos demais. O seu conhecimento dos materiais e a forma como as suas mãos trabalham e cozem cada pormenor fez-me perceber o sucesso deste projeto. Entre histórias antigas de um saber ancestral e conversas sobre moda e projetos futuros... Saí do atelier com a forte sensação que estive durante uma tarde noutro tempo com uma arte de excelência e luxo. E é daqui que nasce iD boot by Patrícia Silvério.

Como define a sua linha de sapatos? Qual o conceito?

PS: A minha linha de sapatos é uma linha elegante, sofisticada e urbana. Os meus sapatos possuem um toque masculino mas que combinados com peles mais femininas se tornam muito girly.

Onde vai buscar inspiração para a criação de um novo modelo?

PS: Todos os dias confiro imensas tendências. Na rua, nas revistas, na internet ou simplesmente através dos meus gostos e imaginação! Imagino-o modelos penso em prováveis combinações de cores e o artesão trata do resto da confecção manual.

Todo o processo de produção desta linha de sapatos é artesanal. Quantas pessoas trabalham consigo?

PS: De momento são apenas duas pessoas. Eu e o sapateiro.

Quais são os planos para o futuro?

PS: Desejo de futuro poder internacionalizar e exportar a marca e claro que quero ver grandes mulheres calçadas com os meus sapatos.

Onde podemos encontrar a linha iD boot by Patrícia Silvério?

PS: De momento a coleção está a ser comercializada em algumas lojas para a coleção outono/inverno 2014/15. Podem visitar e conhecer todo o universo da marca, aqui



id boot by patricia silverio from Patricia Gonçalves on Vimeo.








helder rosendo citeve
HELDER ROSENDO

Descobrir o iTechtStyle
Innovation Business Fórum

Helder Rosendo do Citeve, coordenador do iTechStyle, faz o balanço das três edições do projeto – destinado a promover a inovação nos setores têxtil e do vestuário – e explica às empresas o que necessitam de fazer para marcar presença no iTechStyle Business Forum.


Em que consiste o projecto iTechstyle Business Fórum, parte integrante do Portuguese Fashion News (PFN)?

Helder Rosendo: O iTechtStyle Innovation Business Fórum® é uma iniciativa destinada a promover a inovação na fileira têxtil e vestuário, não apenas através da promoção e destaque de produtos e ideias inovadoras, mas também através do estímulo do empreendedorismo. O iTechtStyle Innovation Business Fórum® foca-se no fomento do networking entre agentes do setor Têxtil, do Vestuário e dos Têxteis Técnicos e de setores correlacionados, sempre numa lógica de aproximar detentores de ideias e conceitos inovadores a potenciais investidores/tomadores.


Há quanto tempo têm este projeto implementado?

HR: Como iTechStyle leva já três edições, sendo que a primeira edição teve lugar em fevereiro de 2013. Contudo, não podemos esquecer o facto de tratar-se de uma evolução do anterior formato (Fórum Têxteis do Futuro), que contou com 10 anos de edições continuadas no quadro do Modtíssimo.


Quais as inovações que destaca ao longo destas edições?

HR: É sempre ingrato destacar algumas das inovações apresentadas ao longo destas três edições, mas acho que só por si, o facto de termos reunido em três edições cerca de 71 tecidos técnicos e inovadores, 35 produtos inovadores, 26 projetos de I&DI e pelo menos 12 prémios internacionais de inovação, assinala bem o caráter dinâmico da iniciativa!


Para além da exposição de produtos inovadores, o iTechstyle apresenta também um espaço de tertúlia com vários especialistas. Qual o feedback sobre este espaço de partilha?

HR: Temos procurado dar algum dinamismo ao espaço através das tertúlias. O feedback é muito positivo e creio que ao fim de três edições os visitantes já interiorizaram que existe um espaço de grande informalidade, onde acontecem comunicações de grande interesse que giram sempre em torno da inovação no produto, da inovação nos processos e mesmo na apresentação de conceitos e ideias novas por parte de quem está a tentar afirmar a sua ideia empreendedora!


De que forma as empresas portuguesas podem marcar presença no iTechStyle Business Forum?

HR: As empresas devem candidatar as suas propostas aos três principais fóruns de exposição: O Fórum de Tecidos Técnicos e Inovadores, ao Showcase de produtos técnicos e inovadores e ao showcase de projetos/conceitos. Podem também propor tópicos
para comunicações na tertúlia. A informação está em permanência no nosso site e no período que antecede cada edição fazemos a divulgação do período de apresentação de propostas através dos nossos canais habituais de comunicação.


Qual a real importância dos têxteis técnicos no setor atualmente?

HR: Continuam a ser produtos com elevado interesse pois destacam-se mais pela função e pela performance do que pela componente estética. Mesmo nos produtos moda ou no segmento urbanwear ou sportswear, é notória a preocupação global por incorporar cada vez mais tecnicidade nos produtos. O consumidor está cada vez mais bem informado e valoriza a multifuncionalidade e o detalhe técnico do produto. Por outro lado, são vários os setores industriais que têm encontrado nos materiais têxteis os
melhores compromissos performance/preço para substituir componentes plásticos ou metálicos, só para citar dois exemplos. Sabemos que é difícil ter dados estatísticos objetivos sobre o mercado dos têxteis técnicos pois é o mercado de aplicação que define se se trata de um produto técnico (saúde, automóvel, etc) e não a sua composição ou a sua classificação pautal. Contudo, há um dado que é notório: o número de empresas portuguesas que participam como expositoras em feiras de produtos eminentemente técnicos, como a Techtextil ou a ISPO, tem aumentado consideravelmente na última década. Nesse sentido estou convencido que temos cada vez mais produção nacional neste segmento.


Qual tem sido o feedback dos compradores, principalmente dos estrangeiros?

HR: Como sempre, ficam positivamente impressionados com a capacidade inovadora e com a qualidade e profissionalismo da oferta portuguesa. Um bom indicador desta imagem é a opinião dos oradores internacionais que participam no espaço tertúlia, que sistematicamente elogiam a qualidade do certame e o profissionalismo com que é apresentado. 


Portugal é visto como um país inovador, no setor têxtil, a nível internacional?

HR: A competência e a criatividade da oferta nacional são reconhecidas há muito a nível internacional. Grandes marcas internacionais na área do desporto de alta competição, citando apenas um exemplo de aplicação, encontraram em Portugal a resposta para os seus desafios técnicos mais exigentes e inovadores. As principais plataformas petrolíferas do mundo estão amarradas com cordas (cabos) portugueses e o interior de automóveis topo de gama de grande marcas mundiais combinam soluções compósitas de têxteis + polímeros, com engenharia e produção nacional. Isto é reconhecido internacionalmente.