2018 TERMINA EM BELEZA PARA O MUNDO TÊXTIL
14 Fevereiro 2019
Ver todas as notícias
2018 TERMINA EM BELEZA PARA O MUNDO TÊXTIL

O ano de 2018 terminou com um novo recorde de exportações de têxteis, atingindo o valor de 5314 milhões de euros. Nunca estes números foram atingidos pela indústria têxtil, o que tornou a balança comercial do sector lucrativa, com uma taxa de cobertura de 123%.

Com o efeito o crescimento na casa dos 2% prolongou o estado de graça da indústria, que no início do século se encontrava em grandes dificuldades. Segundo os dados facultados pela ATP e a INE, o crescimento verificado deve-se em grande parte à expansão comercial dos têxteis lar e de artigos confecionados, em virtude de terem crescido 5%. Por outro lado, as exportações de vestuário apresentaram um incremento menos fulgurante, a rondar o 1,4%.

No que diz respeito ao destino das exportações, Itália evidenciou o maior florescimento ao longo de 2018, após ter aumentando cerca de 85 milhões de euros em termos absolutos, o que representa 6,2% do total das exportações do sector. Não menos importante, a Holanda dilatou em mais 12% as exportações portuguesas, assim como o mercado chinês, com um acréscimo de 22 milhões de euros.

Apesar de tudo a vizinha Espanha lidera o ranking dos principais destinos com uma quota de 31,9%, mesmo depois de uma queda de 3,9% face a 2017.

Topo

Comentários (0)

Faça login para efectuar um comentário

Não possui comentários. Envie o Seu !