51º PORTUGAL FASHION: UMA EDIÇÃO ITINERANTE
12 Outubro 2022
Ver todas as notícias
51º PORTUGAL FASHION: UMA EDIÇÃO ITINERANTE
O primeiro dia de Portugal Fashion (12 de outubro) abriu com a elegância característica das criações de Carolina Sobral. Os tons sóbrios de bege, branco e azul tomaram conta da parte exterior do Museu de História Natural e Ciência da Universidade do Porto logo pela manhã. Silhuetas soltas, decotes em V e trespasses acentuaram o toque effortless chic da nova coleção da jovem criadora. 

"A oferta desta estação foca-se na fluidez, com tecidos frescos e ligeiramente texturizados que conferem um ar fresco e estival com linhas retas e volumes confortáveis", descreve Carolina Sobral, acrescentando que esta é uma coleção feita à base de materiais reciclados e reaproveitamento de tecidos de estações passadas. "Uma alfaiataria desestruturada marcada por blazers soltos, vestidos longos e túnicas fluídas" fizeram este desfile, que pode ser visto na integra aqui.

Contrariando a definição habitual de propaganda (uniformização social), Katty Xiomara trouxe ao Museu de História Natural e Ciência da UP, na tarde desta quarta-feira, uma coleção que expressa a liberdade de pensamento. "Linhas austeras contrariadas por tecidos translúcidos e coloridos, onde até o preto é colorido por texturas e sombras" marcaram o desfile da designer. Com momentos bem estruturados e diferenciados por músicas e discursos alusivos ao tema Propaganda, Katty Xiomara apresentou ao público peças com "detalhes ultrafemininos como laços, folhos e contas", em oposição a outras com referências mais masculinas como cortes oversized.

Com a Torre dos Clérigos como pano de fundo, a já experimente Maria Gambina apresentou pelas 17h00 uma coleção "convencional, vestível e confortável", descreve a própria. A celebrar 30 anos de carreira, a criativa apostou em solidificar a identidade da marca: gráfica, divertida, colorida, detalhada e urbana". Para tal recorreu a tons de verde fluorescente e laranja para chamar à atenção dos presentes, aplicados tanto no vestuário como acessórios para homem e mulher. As riscas e golas foram outros dois pontos em comum nos vários coordenados apresentados.

Nos destaques do primeiro dia, há ainda a incluir o anúncio dos vencedores do Rebelpin Fashion Awards by ACTE - European Textile Collectivities Association, criados com o objetivo de reconhecer o trabalho dos jovens criadores europeus. Os dez finalistas apresentaram as suas criações no Mosteiro de São Bento da Vitória às 18h30. Marta Costa e Lisa Ivarsson foram as duas vencedoras desta edição. 

O arranque do 51º Portugal Fashion fica ainda marcado pelas apresentações de Meiling Inc. Limited, Larry Jay e Fozia Endrias, criadores africanos apoiados pelo CANEX, que volta pela terceira vez a colaborar com a organização do evento. Foi também dia de abertura oficial do showroom Portugal Fashion, na Rua das Carmelitas nº130-136 (Marques Soares). "Os designers e marcas ganham, nesta edição, uma montra para a rua e uma porta aberta para o cliente, com tudo o que isso significa em termos de exposição, promoção e interação", comenta Mónica Neto, diretora do Portugal Fashion. 

O dia fecha com Agatha Ruiz de La Prada como 'Special Guest' - uma nova rubrica que pretende homenagear os grandes criadores que produzem as suas coleções em Portugal. Agatha Ruiz de La Prada é um dos exemplos, com cerca de 90% da produção da marca localizada em Portugal, incluindo a sua linha de criança.  

Recorde-se que esta edição do Portugal Fashion é uma edição itinerante, ou seja, mais de 40 desfiles vão espalhar-se por nove espaços da cidade e servirem de palco à moda portuguesa até sábado. "Esta edição é uma homenagem ao Porto, cidade natal do Portugal Fashion. Quisemos reforçar a relação de cumplicidade entre o PF e a cidade, com desfiles em espaços simbólicos do seu renovado e vivo centro histórico", refere Mónica Neto, citada em comunicado. 
Topo