AICEP PROMOVE MODA SUSTENTÁVEL MADE IN PORTUGAL
4 Janeiro 2024
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AICEP PROMOVE MODA SUSTENTÁVEL MADE IN PORTUGAL
As plataformas da AICEP Portugal Global têm servido nestas semanas de megafone para promover o made in Portugal, mais concretamente o sector do têxtil e vestuário. Com foco na sustentabilidade, as publicações divulgam o saber fazer de empresas como a Riopele, Becri, Wedoble e Polopiqué.

"Abraçar a tradição e liderar a inovação" é mote de apresentação para a Riopele, que conta com 96 anos de experiência. No Linkedin, a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) destaca a verticalidade da mesma, que vai desde o tingimento aos acabamentos, e a mais recente parceria com as empresas suecas Lenzing e Södra. "Juntas estão a trabalhar no desenvolvimento de um novo processo de produção, tendo por base a reciclagem em larga escala de resíduos têxteis", revela. 

A informação das empresas está também em constante atualização na secção de notícias do site Made in Portugal Naturally. Por exemplo, sobre a Becri destaca o projeto Fiberloop, "um processo que tem como principio o uso de fio de composição 50% algodão orgânico e 50% algodão reciclado, sendo a parte reciclada proveniente do desperdício da própria produção". 

Mas não fica por aqui: há espaço para a marca de roupa infantil Wedoble. A nova linha 'Beyond the Earth' é mencionada como uma prova do comprometimento da empresa com a sustentabilidade. "Mais de 75% das peças em algodão orgânico e com certificações GOTS", partilha, dando a conhecer igualmente ao público o projeto "Sell 1 buy 1", que permitir seguir o ciclo de vida das peças até ao fim de vida.  

Por fim, é introduzida a Polopiqué, empresa pioneira no desenvolvimento de fios com algodão reciclado, pré e pós consumo, em fiação de anel. A empresa tirsense uniu-se à Recover para proporcionar aos parceiros "a oportunidade de incorporarem linhas de produtos com algodão reciclado da Recover, pré e pós consumo, quer em malhas como em tecidos". Um contributo importante para as marcas poderem atingir as suas metas de sustentabilidade. 

"A Fileira da Moda portuguesa é reconhecida pela sua capacidade de inovar e pela confiança que o seu património de saber fazer inspira no mercado internacional", concluiu a AICEP, que continuará a promover a fileira da moda sustentável, inclusive o nome de marcas mais próximas do consumidor final, como é o caso da Dielmar, Marita Moreno ou SNUG
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