#VISEUFOLK, A COLECÇÃO DE KATTY QUE DÁ A VOLTA À TRADIÇÃO
30 Junho 2018
Ver todas as notícias
#VISEUFOLK, A COLECÇÃO DE KATTY QUE DÁ A VOLTA À TRADIÇÃO

Viseu é este ano a Cidade Europeia do Folclore, mas quis que a festa não ficasse apenas na memória e tradição. O propósito é contribuir também para renovar e valorizar as tradições e Katty Xiomara foi desafiada a olhar para a moda e trajes tradicionais. Renovar, reinterpretar e actualizar é o objectivo.

O resultado está na colecção #VISEUFOLK, que a criadora e o município apresentaram esta sexta-feira no Porto. Uma linha de merchandising com propostas de moda contemporânea e urbana com a identidade e tradição do trajar da Beira Alta. A par de t-shirts, bonés, casacos, calças, meias, gravatas e lenços, há ainda outras peças de uso comum. Mas também os trajes e o fardamento para todo o staff do Europeade, o mais antigo e mais importante festival europeu de folclore que decorre na cidade dentro de um mês (24 a 29 de Julho).

"É um desafio muito importante, porque quebra algumas barreiras. Viseu vai incorporar as tradições de um ponto de vista actual e muito jovem”, diz a estilista. "Assumimos que queremos, a partir de Viseu, construir uma religação do folk”, explica Jorge Sobrado, o vereador em cujo pelouro se enquadra a iniciativa. O autarca reforça que um dos principais objectivos do projecto para precisamente por "reconciliar o folclore e o seu poderoso imaginário com os públicos e com a comunidade artística”, enquanto p presidente da câmara assume o desígnio de rejuvenescimento das raízes populares. "Viseu elegeu o desígnio de revitalizar e modernizar as suas tradições e a cultura popular”, frisa Almeida Henriques.


Topo

Comentários (0)

Faça login para efectuar um comentário

Não possui comentários. Envie o Seu !