EMPRESAS DESDOBRAM-SE ENTRE A LONDON TEXTILE FAIR E MODTISSIMO
5 Setembro 2022
Ver todas as notícias
EMPRESAS DESDOBRAM-SE ENTRE A LONDON TEXTILE FAIR E MODTISSIMO

A semana começa com as atenções divididas entre a presença From Portugal na London Textile Fair e a 60ª edição do Modtissimo. Avizinhando-se, por isso, uma semana cheia de novos contactos para as empresas portuguesas.

Nos dias 5 e 6 de setembro, o Business Design Centre em Islington recebe as empresas 6 Dias Têxteis, Albano Morgado, Burel Factory, Fitecom, Lemar, LMA, Magma Têxtil, TMG/MGL, Troficolor e Vilarinho, às quais se juntam ainda as portuguesas Adalberto, Bloomati by Carvema, Paulo de Oliveira e Penteadora.

Já nos dias 6 e 7 de setembro o Hall 6 da Exponor enche-se com mais de 350 coleções com as últimas novidades da ITV nacional, a par de muitas talks e fóruns. A aposta na sustentabilidade e inovação são comuns aos dois certames.

"As feiras presenciais são e sempre serão o melhor veículo para promover as empresas e proporcionar o networking entre fornecedores e clientes”, refere Joana Guimarães, textile designer da Magma Têxtil, a propósito da sua presença na feira inglesa. "Muitas das marcas que vemos como potenciais parceiros e compradores são assíduos nesta feira”, acrescenta.

As suas palavras quase que podem ser passadas para falar também do mais antigo salão têxtil da Península Ibérica. A comemorar 30 anos de atividade já amanhã, o Modtissimo tem-se afirmado cada vez mais como um ponto de referência e encontro entre a têxtil nacional e os buyers internacionais. Estão já inscritos mais de 300 compradores estrangeiros, na maioria austríacos, alemães e espanhóis, sendo ainda de realçar o regresso dos visitantes americanos e japoneses. "As expectativas são de que vamos bater novamente o recorde de compradores estrangeiros”, arrisca Manuel Serrão, CEO da ASM, responsável pela organização da feira.

Tecidos produzidos com fios sustentáveis, certificados e de origem europeia é a aposta da Lemar para ambos os certames. Com um pé em Londres e outro em Matosinhos estará também a Troficolor, a empresa especialista em denim trará propostas com algodão orgânico, fibras recicladas, denim acolchoado, gangas com aspeto jaquard e denim pronto a usar com acabamento invernoso.

Quanto à TMG/MGL interessam os nichos de mercado, e é para o outwear e artigos técnicos e de performance que a empresa orienta a sua oferta. Se saltarmos para a Adalberto o tema já passa para o bem-estar com uma coleção cápsula que utiliza lavanda e chá verde, em acabamentos que brincam com os cheiros e sentidos. De referir ainda a coleção Food Lab, feita à base de frutas como banana, laranja e ananás.

A participação das PME na London Textile Fair é uma iniciativa da Selectiva Moda e da ATP, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área da moda. O projeto From Portugal é co-financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020.

Topo