FROM PORTUGAL EM MILÃO COM TREZE EMPRESAS
11 Julho 2023
Ver todas as notícias
FROM PORTUGAL EM MILÃO COM TREZE EMPRESAS
Uma comitiva de treze empresas portugueses iniciou hoje, dia 11 de julho, a sua participação na feira têxtil milanesa Milano Unica. Até quinta-feira as empresas Albano Morgado, Casa da Malha, CFM, Fitecom, Lemar, Magma Têxtil, Matias & Araújo, TMG Textiles/MGL e Sidónios, às quais se juntam Paulo de Oliveira, Penteadora, Somelos e Riopele, estarão a apresentar as suas novidades no recinto da Rho Fieramilano. 

A CFM apresentou-se esta manhã com "novos desenvolvimentos que privilegiam as matérias sustentáveis e recicladas", revela Francisco Rosas, head of design and business development, citado em comunicado. A empresa que já participa há mais de uma dúzia de edições espera contactar com clientes italianos, franceses, americanos, canadianos e ainda compradores nórdicos. 

À conquista do mercado italiano está igualmente a Lemar, com "novas gamas feitas com fios das marcas BIOCARE, BY NATURE, EVO, QCYCLE e CICLO", desvenda Flávio Dias, export manager. 

A sustentabilidade também inspirou a Magma Têxtil, que estará por estes dias a apresentar fibras recicladas. "Vamos apresentar uma novidade na nossa coleção desportiva com a utilização da fibra Dry Release, com propriedades de gestão de humidade", explica Joana Gruimarães, textile designer. 

A premissa de reduzir substancialmente a pegada no meio ambiente faz parte dos esforços da Matias & Araújo. "Esta estação será marcada pelo lançamento de uma complexa gama de malhas de moda que, além de ecológicas, se destacarão pelo design, textura e a qualidade/inovação", diz a responsável Carla Silva. 

Bastante experiente, a TMG Textiles está a fazer a apresentação da sua coleção Vitrivus. A cápsula "propõe remasterizar os clássicos TMG através de modernização e otimização digital. A junção de novas fibras celulósicas regeneradas serão parte do tema central da coleção, bem como a incorporação de uma nova geração de reciclados", diz Pedro Silva, R&D Manager. 

A participação das PME portuguesas na feira é uma iniciativa da Selectiva Moda e da ATP com o objetivo de promover a internacionalização do sector. A Milano Unica inclui-se no projeto From Portugal no âmbito da candidatura apresentada aos projetos conjuntos Portugal 2030. 
Topo