FROM PORTUGAL LEVA INOVAÇÕES NA ÁREA DO DESPORTO À ISPO
21 Novembro 2022
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FROM PORTUGAL LEVA INOVAÇÕES NA ÁREA DO DESPORTO À ISPO

Dividida em duas ilhas From Portugal e outras com stand individual, a presença portuguesa na ISPO promete superar edições anteriores: "É com um recorde absoluto de empresas que a comitiva From Portugal prepara a sua presença na ISPO Munich, marcada para os dias 28 a 30 de novembro”, avança a Associação Selectiva Moda esta segunda-feira em comunicado. São cerca de 40 as empresas nacionais presentes naquela que é a maior feira dedicada ao sector do desporto, 14 delas a participarem pela primeira vez no certame.

Ilha From Portugal C2

3DC – Intelligent Natura | 4Teams – Adverting & Merchandising | A.Sampaio & Filhos| Bergand by Gulbena | Carvema Têxtil | Color For Tex | FLM Têxteis | Fitexar | Gormarti | J.Caetano | LMA | Luís Azevedo & Filhos | Lunartex | Lasa Home | Olmac | SmartInovation | TMG-MGL | TMR Fashion Clothing | Trivialtex – Fibras Sintéticas, Unipessoal | Vales e Vilas Textile

Ilha From Portugal A1:

Dune Bleue | Fradelsport | OLDTRADING | P&R Têxteis | Confeções Calvi | Trifitrofa | Acatel

Stand Individual

2 Move Garments | A Fiuza | Sidónios Knitwear | Beppi

À comitiva apoiada pelo projeto de internacionalização, juntam-se ainda: CeNTI – Centre for Nanotechnology and Smart Materials, CITEVE, Têxteis JF Almeida e Impetus. Bem como o showcase de moda sustentável iTechStyle Green Circle, composto por 15 coordenados. Nesta edição a mostra de sustentabilidade conta com uma área ainda maior: muda-se para o pavilhão A1, um espaço de marcas destinado a peças confeccionadas, com quatro frentes e que vai permitir às empresas representadas receberem outro tipo de olhos.

Os objetivos são comuns às empresas: mostrar a capacidade de inovação da ITV portuguesa, a qualidade e sustentabilidade do made in Portugal e angariar novos contactos dos quatro cantos do mundo. "Estamos convencidos que a afluência será grande visto que esta feira não se realiza há mais de dois anos”, refere Fátima Carvalho, CEO da Trivialtex.  

A Bloomati leva à ISPO as suas "malhas desenvolvidas com materiais orgânicos, reciclados, fibras celulósicas e acabamentos sustentáveis”, às quais acrescenta ainda novas estruturas de malha com "acabamentos como repelência à água, antibacteriano, anti-odor”. Já a Color For Tex aposta tudo na sua coleção ‘teamWear’, que inclui os artigos premiados "ZERO ÁGUA com base em algodão e que apresentam uma poupança de água de 150 litros por quilograma”, esclarece Hélder Coelho, co-fundador da empresa.

Para a feira, a TMG/MGL leva uma capsule collection direcionada ao desporto/loungewear, com 80% malhas/20% tecidos, servindo modalidades como gymwear e commuter cycling, diferenciam-se nas construções e nos acabamentos que apresentam. A TMR aposta em atividades como yoga, pilates, padel, corrida entre outros. A presença na ISPO servirá para introduzir no mercado a TMR Tech: marca para soluções de têxtil técnico, com um forte componente moda da marca mãe TMR Fashion Clothing.

Quanto à 2 Move Garments apresenta na feira a marca Fyke Sports, direcionada para áreas como trail, running e fitness, de que são exemplo as meias Boost Low Sock Col2Color. A Filasa terá consigo fios de elevada resistência, regulação da temperatura, gestão de humidade e antibacterianos. 

Também a Smart Innovation prepara-se para conquistar as grandes marcas do sector outdoor com acabamentos funcionais sustentáveis e de alta durabilidade, com aplicações no sportswear, workwear, outdoor, lar e técnico no geral. Artigos desenhados e produzidos através de tecnologia seamless são o trunfo da Oldtrading, que apresentará peças para a prática de yoga "em fibras sustentáveis, produzidas em teares Santoni DJ, dotados de tecnologia de vanguarda”, assegura o CEO Rui Gordalina. Focada na sustentabilidade está ainda a FORteams LAB, que leva a Munich o recente projeto LOOP. 

Com produtos vencedores nos ISPO Textrends Awards, a OLMAC parte confiante para o certame. As toalhas de performance da JF Almeida merecem igualmente distinção do júri da ISPO Textrends, a participar pela primeira vez na feira, a têxtil-lar de Moreira de Cónegos não podia estar mais confiante. 

E porque as feiras também servem para aumentar notoriedade e não só fechar negócios, a Fradelsport parte à conquista da ISPO com as suas coleções Team Sport 2023, Cycling, Trialto 2023 e uma coleção de padel, sendo esta última a grande novidade. Do universo do underwear, estará a gigante Impetus, que aposta na tecnologia seamless "double hersey” com fibras e acabamentos sustentáveis e funcionais”. Têm produtos com fios produzidos com resíduos industriais da sua própria produção.

Recorde-se que no primeiro dia de certame decorre a entrega dos prémios ISPO Textrends Awards 2024-25, organizados pela Foursource, no pavilhão B2 – Future Lab. Estando 32 materiais têxteis portugueses entre os premiados.

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