LONGCHAMP | EDIÇÃO LIMITADA COM NENDO STUDIO DESIGN
5 Julho 2019
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Philippe Cassegrain criou o Le Pliage em 1993, teve como inspiração a antiga arte japonesa de origami. Agora numa nova colaboração, iniciada pela nova geração da família fundadora da Longchamp, apresenta-nos a icónica carteira dobrável reinterpretada pelo estúdio de design Nendo, sedeado em Tóquio.

Nendo, fundado em 2002 por Oki Sato, aspira criar designs que provocam o que ele chama de momentos "!” em situações do dia-a-dia. A sua filosofia é baseada na transformação de objetos do quotidiano com a intenção de olharmos para eles de uma forma completamente diferente, enriquecendo assim as nossas vidas e experiências diárias. Este ideal é claramente demonstrado através da reinterpretação intrigante do Le Pliage, que confere ao modelo icónico da Longchamp uma luz completamente nova.

Enquanto que o clássico Le Pliage oferece duas experiências distintas – uma quando é utilizado como carteira, outra quando é dobrado e guardado – o novo design Nendo introduz uma terceira experiência, reinterpretando as carteiras com uma linha estética que confere a possibilidade de serem utilizadas como objetos de decoração.

Existem três variantes desta coleção, todas elas com uma forma elegante e simples, e com uma execução sofisticada. A primeira é uma carteira que – graças a um molde removível e dobrável – transforma-se não só num cubo que pode ser usado para arrumação ou transporte, mas também numa carteira espaço.

A segunda é uma carteira em forma de cone com uma só alça que pode ser utilizada para ser transportada ou pendurada num cabide ou corrimão. O tecido em pele – que faz referência à alça de assinatura do Le Pliage – abre facilmente para permitir que os objetos sejam colocados ou retirados. A terceira é uma carteira circular inspirada na técnica japonesa de dobrar tecidos chamada furoshiki, usada no Japão para carregar objetos antes da popularização das carteiras ocidentais. Tal como a técnica furoshiki, adapta-se aos objetos no seu interior, resultando uma flexibilidade total da sua função.

Jean Cassegain, CEO da marca, afirma que a colaboração entre o Nendo e a Longchamp foi algo natural. "Oki Sato e a sua equipa criaram momentos "!” ao focarem-se no que é essencial e natural”, disse. "O Le Pliage é um modelo icónico com uma grande simplicidade, por isso, achámosque seria bastante estimulante e desafiante pedir ao estúdio Nendo para pensarem numa nova interpretação. O resultado é perfeito e esta colaboração será sem dúvida um marco importantepara a Longchamp”.
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