LVMH REFORÇAR PRÁTICAS ECOLÓGICAS
19 Dezembro 2023
Ver todas as notícias
LVMH REFORÇAR PRÁTICAS ECOLÓGICAS
O grupo LVMH anunciou na passada semana, num evento que contou com mais de 500 dos seus líderes, parceiros e players do sector, os primeiros resultados da sua estratégia ambiental. Iniciado em 2021 e com data de término para este ano, o programa LIFE 360 tinha como objetivo medir o desempenho ambiental no que toca à economia circular, proteção da biodiversidade, redução das emissões de CO2, rastreabilidade, eficiência energética e transparência. 

"A LVMH atingiu a sua meta de oferecer novos serviços circulares ou estabelecer um grupo de trabalho de reparação e manutenção em várias maisons do grupo", diz o comunicado, dando como exemplo a Louis Vuitton, que reparou 600 mil produtos por ano. 

O grupo ajudou também a "regenerar 1,37 milhão de hectares até ao final de 2022". Foram ainda lançados programas de agricultura regenerativa na Turquia para o algodão, na Austrália para a lã merino, na Indonésia para o óleo de palma, entre outros. 

Quanto à emissão de gases efeito estufa, conseguiram uma redução de 11% nas emissões diretas e 15% nas emissões indiretas entre 2019 e 2022. O consumo de energia foi igualmente reduzida, em mais de 10%. 

No que toca à rastreabilidade, o comunicado diz que começa a ser conhecida a origem das matérias-primas: "As taxas de certificação das principais cadeias de fornecimento aumentaram significativamente nos últimos dois anos", lê-se. "O cumprimento das metas para 2023 é apenas o começo. Alcançar as nossas metas para 2026 e 2030 exigirá mais trabalho árduo", comenta Antoine Arnault, líder da LVMH, e CEO da Christian Dior. 

Para fazer face ao grande desafio a LVMH anunciou um novo programa. O "LIFE 360 Business Partners pretende funcionar como uma nova bússola do grupo para apoiar os fornecedores, especialmente nas áreas de matérias-primas e transporte e ajudá-los a reduzir não só as emissões de scope 3, que representam 95% da pegada de carbono do grupo, mas também o seu impacto na biodiversidade", conclui. 
Topo