MODA E GASTRONOMIA PORTUGUESA BRILHAM NA COLÔMBIA
1 Agosto 2017
Ver todas as notícias
MODA E GASTRONOMIA PORTUGUESA BRILHAM NA COLÔMBIA

Esta ação promovida pela AGAVI- Associação para a Promoção da Gastronomia, Vinho, Produtos Regionais e Biodiversidade, com o apoio da Associação Selectiva Moda, do AICEP e do Compete, promoveu um conjunto de ações transversais que visaram, através do reconhecimento amplo que a Moda portuguesa detém na Colômbia, promover igualmente os produtos agroalimentares, agora que este País beneficiou de uma forte liberalização à importação destes produtos.

Depois de uma mostra e degustação de produtos portugueses em Medellín, por ocasião da Colombia Moda, a delegação portuguesa rumou a Bogotá para um primeiro encontro que reuniu ao pequeno almoço, uma tradição da cultura colombiana, cerca de 60 empresários portugueses e colombianos dos Clusters da Moda e do Agroalimentar, que degustaram um pequeno almoço feito de produtos portugueses, sob a batuta do Chef Hélio Loureiro e tiveram ainda oportunidade, antes da sessão de negócios que se lhe seguiu, de assistirem aos desfiles de moda protagonizados por Katty Xiomara e Bettina Spitz, designer colombiana, que passearam o seu talento e criatividade na passerelle das magnificas instalações da Câmara de Comércio de Bogotá, parceira deste evento.

Mais tarde, no reputado restaurante Leo, 60 convidados especiais apreciaram um menu degustação de produtos portugueses, elaborados por Hélio Loureiro e Laura Espinoza, verdadeiros ícones das cozinhas dos dois países. A harmonização foi integralmente feita com espumantes, verdes, maduros e Portos de várias regiões do Pais, do Verde ao Douro e Porto, passando pela Bairrada, pelo Alentejo e pelo Ribatejo.

No dia seguinte, no magnifico restaurante o Galo que nasceu do casamento de uma Colombiana e um Português, Lina e Luis de Matos, foi realizado um grande menu temático, superiormente dirigido pelo Chef Hélio Loureiro convidado especial da Casa Colombo Portuguesa onde se sedia a famosa Academia do Bacalhau.

Um menu com cheiro e sabor portugueses que reuniu importadores, agentes económicos e comunicação Social, à volta de um delicioso e extenso menu, integralmente feito com o mais expressivo e icónico prato da cozinha portuguesa – O Bacalhau! 

"Fizemos Pátria” afirmou na sua intervenção o Presidente da AGAVI, António de Souza-Cardoso na ocasião da assinatura de um Protocolo de Cooperação com a Casa Colombo Portuguesa, no sentido de uma maior cooperação e estabelecimento de negócios entre os dois Países. Todos os eventos foram acompanhados pelo Embaixador Português, Dr. João Ribeiro de Almeida e o Delegado do AICEP, Dr. Paulo Borges.

 As empresas de gastronomia e vinhos representadas em Bogotá, encantaram pelos seus produtos de elevada qualidade e deixaram caminho aberto para um crescimento assinalável de negócios neste sector.  

Toda esta ação está integrada no projeto de internacionalização da AGAVI, realizado com o apoio do AICEP, do Compete e do Portugal 20 20

 

Topo

Comentários (0)

Faça login para efectuar um comentário

Não possui comentários. Envie o Seu !