MUNICH FABRIC ABRE COM BONS NEGÓCIOS PARA A COMITIVA FROM PORTUGAL
24 Janeiro 2023
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É com foco na sustentabilidade e inovação de materiais que uma forte comitiva portuguesa iniciou esta terça-feira (24) a sua presença na Munich Fabric Start. Bold Design Studio, Cityberia, Fashion Details, Fitecom, J.Areal, JOF, Lemar, Lima e Companhia, Marjorcri, MMRA, Sanmartin, SM Senra, TMG Textiles, Top Trends e Troficolor são as empresas From Portugal. Às quais se juntam as não PMEs Paulo de Oliveiro, Polopiqué, Riopele e Somelos.
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"A manhã do primeiro dia está a ter grande afluência aos expositores portugueses, aliás está a ser complicado conversar um pouco com eles", disse Manuel Serrão, CEO da Associação Selectiva Moda, em declarações ao T Jornal. Neste arranque da feira destacou-se sobretudo o stand da Somelos, que esteve toda a manhã repleto de compradores.
O movimento no fórum de tendências From Portugal, localizado logo à entrada do edifício MOC Munich, também se mostrou significativamente movimentado ao longo deste primeiro dia. "Os visitantes passam com curiosidade e começam a preparar as suas visitas e as suas compras", acrescenta Manuel Serrão, concluindo com a ideia que "as expectativas dos expositores estão muito elevadas".
Uma afirmação que eles próprios confirmam. Em estreia absoluta a Bold Design diz estar contente "por ser a primeira empresa de design têxtil a representar Portugal no sector de Design Studio desta feira". Até quinta-feira, dia 26, a empresa estará a apresentar a sua criatividade através de desenhos pintados à mão.
Também a participar pela primeira vez, a JOF afirma que a intenção principal é divulgar a empresa e as suas etiquetas a todas as geografias europeias. "Nesta feira iremos apresentar toda a nossa coleção que começa pelas etiquetas em pele genuína e também peles sintéticas. No entanto, nos últimos anos temos feito enormes desenvolvimentos na nossa coleção de etiquetas sustentáveis de base vegetal, como por exemplo a coleção em jacron lavável, um material de base celulósica muito versátil económico, sustentável e vegan", destaca Rui Pedro Freitas, comercial da empresa.
Com uma oferta igualmente sustentável estão: a Fashion Details com os seus acessórios feitos em materiais naturais como madeira, madrepérola e ráfia e a Top Trends que apostou em produtos com matérias primas como Lyocel Tencel, Viscose Ecovero e algodão orgânico. A Lemar repete os seus best sellers produzidos a partir da reuutilização de resíduos de plásticos recolhidos nos oceanos e em aterros; já a MMRA tem uma oferta que passa por malhas com cupro reciclado, textile paper, banana e ananás, algodão orgânico e polyester reciclado.
A somar à lista, a Troficolor deu uma nova vida a tecidos de coleções anteriores que apresenta agora em Munique. "Para esta estação destacamos a gama de artigos Tencel, leves e fluídos, os artigos linho/hemp, provenientes da natureza, e os tecidos ECRU, tecidos prontos a usar na cor natural sem recurso a processos de tingimento", esclarece Daniel Azevedo, sales manager.
Com um investimento alto em sustentabilidade está por fim a TMG Textiles, como por exemplo em "artigos de cânhamo e linho, novas fibras celulósicas regeneradas - com novas combinações com liocel, seacell e fruit fiber - mas também fibras técnicas funcionais, salientando a termorregulação, gestão de humidade, antibacteriano, microcirculação", enumera Alexandra Ferreira, key account manager.
A participação das empresas portuguesas PME na Munich Fabric Start é uma iniciativa da Selectiva Moda e da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área do sector Têxtil. Esta feira está incluída no projeto "From Portugal”, no âmbito da candidatura apresentada aos projetos conjuntos de Internacionalização do Portugal 2030.