MUNICH FABRIC ABRE COM BONS NEGÓCIOS PARA A COMITIVA FROM PORTUGAL
24 Janeiro 2023
Ver todas as notícias
MUNICH FABRIC ABRE COM BONS NEGÓCIOS PARA A COMITIVA FROM PORTUGAL
É com foco na sustentabilidade e inovação de materiais que uma forte comitiva portuguesa iniciou esta terça-feira (24) a sua presença na Munich Fabric Start. Bold Design Studio, Cityberia, Fashion Details, Fitecom, J.Areal, JOF, Lemar, Lima e Companhia, Marjorcri, MMRA, Sanmartin, SM Senra, TMG Textiles, Top Trends e Troficolor são as empresas From Portugal. Às quais se juntam as não PMEs Paulo de Oliveiro, Polopiqué, Riopele e Somelos. 

"A manhã do primeiro dia está a ter grande afluência aos expositores portugueses, aliás está a ser complicado conversar um pouco com eles", disse Manuel Serrão, CEO da Associação Selectiva Moda, em declarações ao T Jornal. Neste arranque da feira destacou-se sobretudo o stand da Somelos, que esteve toda a manhã repleto de compradores. 

O movimento no fórum de tendências From Portugal, localizado logo à entrada do edifício MOC Munich, também se mostrou significativamente movimentado ao longo deste primeiro dia. "Os visitantes passam com curiosidade e começam a preparar as suas visitas e as suas compras", acrescenta Manuel Serrão, concluindo com a ideia que "as expectativas dos expositores estão muito elevadas". 

Uma afirmação que eles próprios confirmam. Em estreia absoluta a Bold Design diz estar contente "por ser a primeira empresa de design têxtil a representar Portugal no sector de Design Studio desta feira". Até quinta-feira, dia 26, a empresa estará a apresentar a sua criatividade através de desenhos pintados à mão. 

Também a participar pela primeira vez, a JOF afirma que a intenção principal é divulgar a empresa e as suas etiquetas a todas as geografias europeias. "Nesta feira iremos apresentar toda a nossa coleção que começa pelas etiquetas em pele genuína e também peles sintéticas. No entanto, nos últimos anos temos feito enormes desenvolvimentos na nossa coleção de etiquetas sustentáveis de base vegetal, como por exemplo a coleção em jacron lavável, um material de base celulósica muito versátil económico, sustentável e vegan", destaca Rui Pedro Freitas, comercial da empresa. 

Com uma oferta igualmente sustentável estão: a Fashion Details com os seus acessórios feitos em materiais naturais como madeira, madrepérola e ráfia e a Top Trends que apostou em produtos com matérias primas como Lyocel Tencel, Viscose Ecovero e algodão orgânico. A Lemar repete os seus best sellers produzidos a partir da reuutilização de resíduos de plásticos recolhidos nos oceanos e em aterros; já a MMRA tem uma oferta que passa por malhas com cupro reciclado, textile paper, banana e ananás, algodão orgânico e polyester reciclado. 

A somar à lista, a Troficolor deu uma nova vida a tecidos de coleções anteriores que apresenta agora em Munique. "Para esta estação destacamos a gama de artigos Tencel, leves e fluídos, os artigos linho/hemp, provenientes da natureza, e os tecidos ECRU, tecidos prontos a usar na cor natural sem recurso a processos de tingimento", esclarece Daniel Azevedo, sales manager. 

Com um investimento alto em sustentabilidade está por fim a TMG Textiles, como por exemplo em "artigos de cânhamo e linho, novas fibras celulósicas regeneradas - com novas combinações com liocel, seacell e fruit fiber - mas também fibras técnicas funcionais, salientando a termorregulação, gestão de humidade, antibacteriano, microcirculação", enumera Alexandra Ferreira, key account manager. 

A participação das empresas portuguesas PME na Munich Fabric Start é uma iniciativa da Selectiva Moda e da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área do sector Têxtil. Esta feira está incluída no projeto "From Portugal”, no âmbito da candidatura apresentada aos projetos conjuntos de Internacionalização do Portugal 2030.
Topo