PORTOJOIA: 30 ANOS A CELEBRAR A JOALHARIA PORTUGUESA
18 Agosto 2019
Ver todas as notícias
PORTOJOIA: 30 ANOS A CELEBRAR A JOALHARIA PORTUGUESA
A celebrar 30 anos, a Portojoia regressa à Exponor com uma edição dedicada ao passado e ao futuro da joalharia portuguesa. A decorrer de 26 a 29 de setembro, esta que é a principal montra ibérica de joalharia, ourivesaria e relojoaria, homenageia as raízes do setor e faz a ponte entre a tradição da arte e a visão global do design. Entre os cerca de 150 expositores presentes, serão destacadas algumas das técnicas tradicionais da joalharia portuguesa e outras inspirações interculturais que se projetam globalmente.

A tradição constrói a cultura de valor associada à joalharia portuguesa e o mundo é a sua nova morada. Roots and Wings é o mote desta 30ª edição que marca um olhar mais atento para as técnicas tradicionais que diferenciam o setor e as novas tendências que dão aso a uma visão mais global e inovadora. 

Segundo Carla Maia, Diretora de Marketing da Exponor Exhibitions, "queremos que esta edição se diferencie de todas as outras. Não só porque comemoramos 30 anos, mas porque sentimos que o setor da joalharia portuguesa se encontra numa dinâmica de constante evolução e adaptação que merece e deve ser divulgada. Com o mote escolhido, pretendemos valorizar as marcas tradicionais ao mesmo tempo que damos visibilidade às gerações de designers mais recentes”.

Este certame contará ainda com o "Trend Spot” – um espaço onde estarão em exposição as joias que melhor respondem a quatro tendências: Roots & Wings, Mentes Viajantes, Soft Power – o intelectual rebelde e Espiritualidade – e o "Art & Jewels” – uma iniciativa que a Portojoia lançou na edição passada e que tem como objetivo promover parcerias entre a joalharia e outros setores criativos como a moda, decoração, ilustração e cerâmica.



No dia de abertura, às 15h00, decorrerá a conferência "Comércio ético e responsável em diamantes, pedras de cor, pérolas e corais – o que fazer e o que evitar”, por Rui Galopim, da CIBJO – The World Jewellery Confederation. Às 16h30, André Costa, da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa abordará a "Documentação internacional – exportação temporária e definitiva”. Já no dia 27 de setembro, a Marta e a Luísa, da Mel Jewel, discutem o "Online vs offline – o backstage de uma marca digital”. No dia 28, Jorge Sequeira convida a "Dar ao pedal” num team building de formação e gestão comportamental.

Será ainda atribuído o "Prémio Best Of 2019”, que reconhece o talento e criatividade do setor. A edição anterior reuniu mais de 10.000 visitantes e 165 expositores, entre eles 25 marcas internacionais e 35 jovens designers.


Mais informação sobre a Portojoia aqui.

Topo

Comentários (0)

Faça login para efectuar um comentário

Não possui comentários. Envie o Seu !