PORTUGAL AFIRMA-SE NA ÁREA DA SAÚDE NA MEDICA DUSSELDORF
9 Novembro 2022
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PORTUGAL AFIRMA-SE NA ÁREA DA SAÚDE NA MEDICA DUSSELDORF
Os mais recentes avanços da têxtil nacional no sector da saúde vão ser apresentados ao mundo nos próximos dias 14 a 17 de novembro na feira Medica Dusseldorf. Um contingente de quase uma dezena de empresas marcará presença no certame: ASPECTO, Barcelcom, Inarbel, Oasipor, Pharmia e Trim NW constituem a comitiva From Portugal, às quais se juntam também o CITEVE, Hydrumedical e Raclac. Em comunicado, a Associação Selectiva Moda destaca ainda "um expressivo fórum de tendências, organizado em conjunto com o CITEVE". 

Em estreia absoluta estará a ASPECTO, a oferta da empresa passará por fardas com design próprio, algumas com tecidos técnicos, tendo como público-alvo as clínicas privadas. Antónia Leite, co-founder and creative director, afirma que esta é uma "feira com muito potencial" para se promoverem "nos mercados europeus". 

"As expectativas para a feira são elevadas", por parte da Barcelcom, "uma vez que é a maior montra mundial no sector da saúde, um sector vital para o nosso core", avança Nuno Mota Soares, business development manager, que concentra a sua oferta em meias de compressão graduada e mangas para linfedemas com princípios ativos. 

Quanto à Oasipor apresenta-se na Medica com um catálogo de produtos já consolidado, desde as coberturas cirúrgicas aos não estéreis. "Vamos focar-nos no aumento da carteira de distribuidores internacionais da nossa marca MedicalWear", avança José Mauro, do departamento de design e comunicação, citado em comunicado. 

Enquanto fabricante de não-tecidos a Trim NW resolveu vocacionar o seu know-how também para a área médica, nomeadamente no fabrico de EPI's, com destaque para uma nova bata cirúrgica. "Decidimos avançar na cadeia de valor e iniciar a fabricação e comercialização do nosso próprio EPI", avança o CEO Rui Lopes, acrescentando que os "preços são muito competitivos em comparação com que chega hoje ao mercado Europeu". 

A Inarbel volta a repetir a sua participação no certame com a marca Skylab. Uma linha de vestuário hospitalar, reutilizável e descartável, como batas, manguitos e cobre botas, é a aposta da jovem marca, criada em contexto de pandemia. 

Já a Pharmia aposta numa gama mais completa que nunca para incontinência: "fraldas, resguardos, creme hidratante, luva de lavagem corporal", exemplifica Pedro Santos, CEO. Ao qual se somam ainda máscaras FFP2, compressas e líquidos desinfetantes. 

A participação das PMEs portuguesas na Medica é uma iniciativa da Associação Selectiva Mota, integrada no projeto de internacionalização From Portugal, criado com o objetivo de levar mais longe o nome da têxtil nacional. 
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