SUSTENTABILIDADE É A BANDEIRA FROM PORTUGAL NA HEIMTEXTIL
6 Janeiro 2020
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SUSTENTABILIDADE É A BANDEIRA FROM PORTUGAL NA HEIMTEXTIL
A sustentabilidade é uma das grandes bandeiras da próxima edição da Heimtextil que conta com um programa de aniversário intenso. Entre os dias 7 e 10 de janeiro, a icónica feira alemã celebra 50 edições e vai marcar a data com uma série de workshops, novas áreas de exposição, uma festa noturna e exposições comemorativas.

Portugal segue as preocupações da organização da feira e leva a Frankfurt dois fóruns "The Portuguese Home Tex’Style” com produtos inovadores da indústria portuguesa. A comitiva From Portugal, organizada pela Associação Selectiva Moda, conta com a presença de um vasto grupo de empresas, composto por A. Ferreira & Filhos, ACL Impex, Adalberto Estampados, Allcost, AMR, António Salgado, Apertex, B.Sousa Dias, Bovi, Coton Couleur, Docofil – Domingos de Sousa, Escarpa, Fábrica de Tecidos do Carvalho, Fateba, Felpinter, Giestal, INUP, J.F.Almeida, Lameirinho, Massal, Mi Casa Es Tu Casa, Miguel Antunes Fernandes, Moretextile, Mundotextil, Neiperhome, Nosdil, Paralellcotton, Pereira da Cunha, Piscatextil, Piubelle, Rosacel, Sampedro, Sorema, Sotegui, Têxteis Penedo, Têxtil Giestal, Tintex, Traços Singelos e Villafelpos.

Desta vez haverá ainda um terceiro espaço organizado em parceria com o CITEVE que leva à edição 50º da Heimtexil o fórum Green Circle, revelando o que de mais inovador está a ser feito na indústria têxtil nacional ao nível da sustentabilidade. O secretário de Estado da Economia, João Correia Neves, irá visitar os expositores portugueses na feira internacional.

Desde 2018 presente na HEIMTEXTIL com stand próprio, a empresa portuguesa Allcost promete "apresentar novidades ao nível do produto e com um foco na sustentabilidade”. Ângela Cadeia, Export Sales Director conta que "o volume de negócios internacional da Allcost tem vindo vindo a crescer de 49% em 2018 para mais de 65% em 2019, estamos certos que a presença na Heimtextil 2020 irá contribuir não apenas para aumentar mas também consolidar este crescimento ao longo dos próximos anos”. 

De acordo com David Ribeiro, gestor coemrcial da Apertex, "a Heimtextil continua a ser a feira de maior importância do sector. É um evento que é uma referência e que nesta edição celebra o 50º aniversário, um número que só por si é sinónimo da grandiosidade e importância do certame. É o evento em que mais compradores e expositores de todo o mundo se juntam, e onde por vezes temos possibilidade de encontrar alguns clientes que só os vemos anualmente”. Com uma gama de produtos que abrange todas as categorias de têxtil-lar a marca portuguesa não nega que o foco nesta edição "será como habitual a roupa de cama”.

Mais experientes na Heimtextil, a B.Sousa Dias &Filhos, que conta com mais de trinta participações na feira, espera "ver os compradores dos outros continentes, que habitualmente se deslocam à Europa no mês de Janeiro”. Fernando Dias, administrador, não tem dúvidas que a Heimtextil é "a mais importante no ramo” e, por isso a empresa portuguesa leva a Frankfurt "a nova coleção 2020, tanto a coleção para private label, como a coleção para o retalho”.

A participação das empresas portuguesas na Heimtextil é uma iniciativa da Selectiva Moda e da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área da Moda. O projeto "From Portugal” é co-financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 - Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, tendo um montante de apoio elegível de 11.042.311,82 €, dos quais 6.065.501,91 € são provenientes da União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

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