TÊXTEIS FROM PORTUGAL APRESENTAM-SE NA JITAC
3 Outubro 2022
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TÊXTEIS FROM PORTUGAL APRESENTAM-SE NA JITAC
Começa esta terça-feira (4) mais uma edição da Jitac European Textile Fair onde marcam presença as empresas portuguesas Albano Morgado, Burel Factory, Fitecom, Lemar, Otojal e Troficolor. À comitiva From Portugal representada no Tokyo Metropolitan Industrial Trade Center juntam-se ainda Adalberto, Paulo de Oliveira e Riopele, até dia 6 de outubro. 

Representadas por agentes, as empresas mostram-se entusiasmadas com a participação e vêm nela uma forma de crescer no mercado japonês.

A aposta da Lemar passará sobretudo por fios reciclados e produtos de decomposição acelerada, para corresponder ao perfil inovador do cliente japonês. "Estamos presentes na Jitac há várias edições, temos uma série de clientes já fidelizados que nos visitam, mantemos as boas expectativas de edições anteriores", confirma José António Ferreira, gestor de clientes deste mercado

O potencial do mercado asiático também atrai a Fitecom: "Há produtos em que somos líderes na Europa e diria até no mundo, como por exemplo o shelton, que já vendemos milhões de metros. É um dos principais produtos que estaremos a promover na Jitac, um clássico, intemporal de gama média alta", explica o CEO João Carvalho, que espera com a participação conseguir que o número de encomendas desta zona do globo cresça. 

Para a temporada AW 23/24 da Jitac a Troficolor aposta, a par da oferta sustentável (algodão BCI, algodão orgânico certificação GOTS...), em denim ready to wear com acabamento invernoso, tecidos com toque aveludado e aspeto lã, uma linha de flanelas "com padrões quentes que vão do tradicional xadrez a estruturas mais arrojadas", bombazines e denims acolchados. "É um mercado onde a posição da Troficolor tem vindo a crescer, o que significa que temos conquistado a confiança dos clientes através da qualidade do produto e serviço prestado", afirma Ana Magalhães export sales manager da empresa trofense. 

Com uma representatividade de 5%, o mercado japonês é para a Albano Morgado um mercado a consolidar: "As expectativas para a feira são boas, é um mercado muito específico que requere um elevado grau de confiança por parte do cliente", diz Belmira Rodrigues, gestora de mercados da empresa especializada em lãs. 

Com um trial já feito, que registou uma boa aceitação dos novos produtos, a Adalbeto Estampados parte confiante para a Jitac. "Parte da coleção que estaremos a apresentar tem um design mais arrojados, desenhos figurativos, levamos também tecidos inteligentes para homem e mulher", diz Juliana Bertolozzi, sales maneger da empresa. 

A gigante de tecidos Riople, que já trabalha com o mercado japonês há praticamente 30 anos, também repete a sua presença no certame: "Esperamos que o mercado volte a arrebitar neste pós pandemia, o iene está fraco relativamente ao euro. Os custos dos fretes estão muito elevados", comenta António Soares, gestor de mercado da empresa no Japão, acrescentando que têm novos desenhos para surpreender os clientes. 

A participação das empresas PME portuguesas na Jitac é uma iniciativa da Associação Seletiva Moda e da ATP, desenvolvida com o objetivo de promover a internacionalização das empresas portuguesas na área da moda. Conta com o apoio do Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020. 
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